Astrônomos divulgam imagens impressionantes e sem precedentes de um buraco negro
Há pouco menos de dois anos, o projeto Event Horizon Telescope (EHT) conseguiu registrar a primeira imagem de um buraco negro na história da astronomia. Esse foi o ponto de partida para uma jornada que agora resulta em outras visões sem precedentes, graças ao uso de equipamentos como o telescópio Event Horizon.
Buraco negro supermassivo
Segundo a NASA, novos dados captados por 19 observatórios oferecem uma visão incomparável do buraco negro supermassivo que fica no centro da galáxia Messier 87 (M87), situada a cerca de 55 milhões de anos-luz da Terra. O estudo foi publicado pela revista The Astrophysical Journal Letters.
In 2017, telescopes around the world simultaneously observed the supermassive black hole in galaxy M87. Data from those observations, which span the electromagnetic spectrum, have been released to provide further insight into its behavior. https://t.co/IHd9b8yFF6 #BlackHoleWeek pic.twitter.com/xFa3vdjMni
— NASA JPL (@NASAJPL) April 14, 2021
A agência espacial dos EUA publicou um vídeo que propõe uma viagem pelas múltiplas observações do buraco negro, ou seja, obtidas por cada um dos telescópios que participaram da histórica pesquisa. "Sabíamos que a primeira imagem direta de um buraco negro seria revolucionária. Mas para tirar o máximo proveito dessa foto notável, precisamos saber o máximo possível sobre o comportamento do buraco negro naquele momento, observando todo o espectro eletromagnético ", disse o astrônomo Kazuhiro Hada, do Observatório Nacional do Japão.
Two years after astronomers released the first-ever image of the M87 black hole, @chandraxray and telescopes around the world are helping us see it in a whole new light >> https://t.co/mZ71Sb3J7T #BlackHoleWeek pic.twitter.com/IreuoJwtw0
— NASA Marshall (@NASA_Marshall) April 15, 2021
É a maior observação simultânea já feita de um buraco negro supermassivo, feita com a ajuda de telescópios terrestres e espaciais. Enquanto isso, os cientistas usarão as informações obtidas para otimizar as provas da teoria da relatividade geral de Einstein.
Recentemente, astrônomos do Observatório Europeu do Sul (ESO) divulgaram outro registro impressionante do buraco negro supermassivo que fica no centro da galáxia Messier 87. A imagem inédita mostra o buraco negro da M87 em luz polarizada. Esta é a primeira vez que astrônomos conseguem medir a polarização, uma assinatura de campos magnéticos, tão perto da borda de um buraco negro.
VER MAIS:
- Estudo diz que seres humanos poderiam entrar em um buraco negro e não morrer
- Primeiro buraco negro descoberto é maior do que os cientistas imaginavam
- A Terra está mais próxima do buraco negro no centro Via Láctea do que se pensava
Imagens: ESO