Inicio

Astrônomos encontram exoplaneta parecido com a Terra na zona habitável

Batizado de Gliese 12 b, esse mundo fica relativamente próximo de nós, a apenas 40 anos-luz de distância
Por History Channel Brasil em 25 de Maio de 2024 às 16:10 HS
Astrônomos encontram exoplaneta parecido com a Terra na zona habitável-0

Utilizando dados do satélite TESS, da NASA, astrônomos descobriram um planeta fascinante, relativamente perto de nós e localizado na zona habitável. Com tamanho entre a Terra e Vênus e situado a apenas 40 anos-luz de distância, ele foi batizado de Gliese 12 b. Segundo os pesquisadores, trata-se do mundo temperado e de tamanho terrestre mais próximo já encontrado.

Zona habitável

A cada 12,8 dias, o Gliese 12 b orbita uma pequena e fria estrela anã vermelha localizada na constelação de Peixes. O exoplaneta tem uma largura estimada em cerca de 1,1 vezes a da Terra, o que faz dele um mundo semelhante ao nosso planeta e a Vênus. A temperatura da superfície do Gliese 12 b é estimada em cerca de 42 graus Celsius.

Terra comparada com o Gliese 12 b (que aparece em diferentes interpretações sobre a presença de uma atmosfera)
Terra comparada com o Gliese 12 b (levando em conta diferentes interpretações sobre a presença de uma atmosfera)

Como a anã vermelha tem aproximadamente um quarto do tamanho do Sol, ela é muito mais fria do que nossa estrela. Isso significa que, embora Gliese 12 b esteja a uma distância de sua estrela-mãe equivalente a apenas 7% da distância entre o Sol e a Terra, ele ainda se encontra na zona habitável de seu sistema planetário. Esse termo define a região em torno de uma estrela na qual a água líquida pode se acumular na superfície de um planeta rochoso, oferecendo condições mínimas para potencialmente abrigar vida. 

Os cientistas que descobriram o Gliese 12 b ainda não podem afirmar com certeza se o planeta possui uma atmosfera. Portanto, ainda não está claro se esse mundo pode ser habitável. "A Terra permanece habitável, mas Vênus não, devido à perda completa de água. A atmosfera de Gliese 12 b pode nos ensinar muito sobre os caminhos que os planetas percorrem para se tornarem habitáveis à medida que se desenvolvem", disse Larissa Palethorpe, uma das líderes do estudo e doutoranda na Universidade de Edimburgo e na University College London.

Fontes
NASA, Space.com e BBC
Imagens
NASA/JPL-Caltech/R. Hurt (Caltech-IPAC)