A atividade humana está alterando a rotação da Terra, diz novo estudo
Em um estudo recente publicado na revista científica Geophysical Research Letters, pesquisadores revelaram que as atividades humanas causaram uma mudança significativa na rotação da Terra. Ao extrair grandes quantidades de água subterrânea e redistribuí-la em outros lugares, os seres humanos alteraram a distribuição de massa do planeta, resultando em um desvio para leste de quase 80 centímetros entre 1993 e 2010.
Movimento polar
O polo de rotação da Terra passa por um processo chamado de movimento polar, no qual sua posição varia em relação à crosta. A distribuição de água no planeta desempenha um papel crucial na distribuição de massa, afetando a forma como a Terra gira. Assim como adicionar um pequeno peso em um pião afeta sua rotação, o movimento da água altera a rotação da Terra.
O papel da água na alteração da rotação da Terra foi descoberto em 2016, mas até agora, a contribuição específica da água subterrânea para essas mudanças rotacionais permanecia ainda não havia sido explorada. Neste novo estudo, os pesquisadores criaram modelos para simular as mudanças observadas no desvio do polo de rotação do planeta e no movimento da água. "O polo de rotação da Terra muda bastante. Nosso estudo mostra que, entre as causas relacionadas ao clima, a redistribuição da água subterrânea tem o maior impacto no desvio do polo de rotação", disse Ki-Weon Seo, líder do estudo e geofísico da Universidade Nacional de Seul, na Coreia do Sul.
"Fico muito feliz em encontrar a causa não explicada do desvio do polo de rotação. Por outro lado, como residente da Terra e pai, estou preocupado e surpreso ao ver que a extração de água subterrânea é outra fonte de aumento do nível do mar", afirmou Seo. Ele sugeriu que os países poderiam alterar o desvio implementando medidas para reduzir as taxas de esgotamento da água subterrânea. No entanto, esses esforços de conservação precisariam ser mantidos por várias décadas para ter um impacto significativo.