Bill Gates: humanidade causará a próxima pandemia, que será ainda mais letal
Durante uma palestra em Sydney, na Austrália, Bill Gates fez um alerta aos líderes mundiais sobre a futura crise sanitária que a Terra pode enfrentar. Segundo o bilionário, a próxima pandemia será provocada pela humanidade e potencialmente mais letal do que as anteriores. Ele acredita que a crise climática e o desenvolvimento de armas biológicas ameaçam seriamente nosso planeta.
Enfrentamento de futuras pandemias
Em seu discurso no Instituto Lowy, Gates disse que os líderes políticos precisam resolver suas diferenças e trabalhar juntos para se preparar para o próximo vírus. Ele afirmou ainda que tem dúvidas se os governos ao redor do mundo aprenderam alguma coisa com a COVID-19 e pediu uma maior cooperação global. O bilionário também acrescentou que uma "ordem internacional estável" será necessária para lidar com possíveis pandemias.
Tech founder and philanthropist @BillGates spoke in conversation with Executive Director @mfullilove at 31 Bligh Street. They discussed global challenges in climate, environment, pandemic preparedness and public health. Watch or listen: https://t.co/21CnJqHGsI pic.twitter.com/xp46vk2kRo
— The Lowy Institute (@LowyInstitute) January 23, 2023
“Precisamos ter um exercício abrangente de preparação para uma pandemia a cada cinco anos, tanto em nível nacional quanto regional, e necessitamos de um grupo global para avaliar cada um deles”, disse Gates. “Essa é definitivamente uma prática recomendada no futuro”, acrescentou.
Em 2015, Bill Gates já havia alertado para o possível surgimento de uma pandemia, o que se tornou realidade em 2020. Anteriormente, o cofundador da Microsoft, também havia pedido aos governos do mundo que investissem tanto dinheiro quanto necessário para enfrentar possíveis ataques terroristas com características biológicas.