Carta de Einstein contendo a famosa fórmula E=mc2 é leiloada por valor milionário
Uma carta do físico Albert Einstein contendo sua famosa equação E=mc2 foi leiloada por 1,2 milhão de dólares. Segundo a casa de leilões RR Auction, de Boston, nos Estados Unidos, a peça atingiu um valor três vezes maior do que o esperado. Trata-se de um item histórico, já que contém a emblemática fórmula escrita à mão pelo próprio cientista.
Fórmula E=mc2 escrita por Einstein
A carta foi redigida em alemão em 26 de outubro de 1946 e tinha como destinatário o físico polonês-americano Ludwik Silberstein, que guardou o documento em seu arquivo pessoal. A relíquia do mundo científico estava nas mãos da família dele, que decidiu leiloar a peça. Devido ao seu ótimo estado de conservação, os diferentes interessados iniciaram um duelo de ofertas, que terminou em um valor milionário.
Segundo os especialistas, há apenas três outros documentos nos quais a fórmula E=mc2 aparece caligrafada pelo cientista. A famosa equação foi publicada pela primeira vez em um artigo científico de Einstein em 1905. Ela diz que a energia é igual a massa multiplicada pela velocidade da luz ao quadrado.
O conceito, que explica a intercambiabilidade de energia e massa, é fundamental na física moderna. A fórmula também permitiu a Einstein provar sua teoria da relatividade especial (que afirma que nada pode viajar mais rápido do que a velocidade da luz no vácuo porque um objeto viajando nessa velocidade teria massa infinita e, portanto, exigiria energia infinita para se mover).
VER MAIS:
- Por que a teoria da relatividade não rendeu o Prêmio Nobel a Albert Einstein
- Dança de estrela ao redor de buraco negro prova que teoria de Einstein estava correta
- Obra de arte produzida por robô que prometeu aniquilar os humanos é leiloada por R$ 4 milhões
Fontes: BBC e Live Science
Imagens: Domínio Público, via Wikimedia Commons e RR Auction