Castelo do Drácula é usado como centro de vacinação contra a COVID-19
Pontos turísticos famosos do mundo, como as praias de Miami, na Flórida, ou a Times Square, em Nova York, foram transformados em posto de vacinação contra a COVID-19. Entre esses locais emblemáticos, está o Castelo do Drácula, situado na região romena da Transilvânia. Ao invés de levar uma mordida no pescoço, os visitantes estão recebendo doses de Pfizer e passeios gratuitos pela fortaleza medieval.
A ideia do governo da Romênia é que o centro de vacinação no Castelo de Bran (como é oficialmente chamado) estimule a população a se imunizar. De acordo com dados fornecidos pelo Centro de Recursos de Coronavírus da Universidade e Medicina Johns Hopkins, a Romênia acumulou aproximadamente 1 milhão de infectados e mais de 28.960 mortes desde o início da pandemia. Atualmente, quase 19% de sua população recebeu pelo menos uma dose da vacina e cerca de 12% já recebeu as duas doses.
‘Dracula’s castle’ offers tourists Covid shots https://t.co/8XMh3UWIbZ
— Guardian Science (@guardianscience) May 10, 2021
Quem recebe a vacina obtém um atestado de "audácia e responsabilidade”. Além disso, o documento garante que o vacinado “será acolhido no castelo nos próximos 100 anos” e tem direito a uma visita gratuita à câmara de tortura. O governo da Romênia diz que quer vacinar 10 milhões de pessoas até setembro, mas quase metade da população afirma não estar inclinada a receber a imunização, um dos maiores níveis de hesitação em toda a Europa.
Situado em um vale enevoado nas montanhas dos Cárpatos, o Castelo de Bran é tradicionalmente associado a Vlad Tepes, príncipe romeno do século XV, conhecido como “o Empalador”, que teria utilizado o local para fins militares. Acredita-se que o escritor Bram Stoker tenha se inspirado no nobre para criar o personagem principal de Drácula, um dos maiores clássicos da literatura de horror.
VER MAIS:
- Herança genética dos neandertais pode ser crucial para enfrentar a COVID-19
- Drácula é papo pra criança: Vlad III era muito pior que um chupador de sangue
- Hoia Baciu: Transilvânia abriga "a floresta mais mal-assombrada do mundo"
Fontes: BBC e The Guardian
Imagem: Istock