Caverna descoberta na Lua poderá abrigar astronautas no futuro

Segundo os pesquisadores, local é ideal para os humanos construírem uma base permanente em solo lunar
Por History Channel Brasil em 17 de Julho de 2024 às 13:09 HS
Caverna descoberta na Lua poderá abrigar astronautas no futuro-0

A hipótese da presença de cavernas na Lua tem sido debatida há pelo menos meio século. Agora, observações de uma equipe internacional de pesquisadores comprovaram a existência de um túnel subterrâneo que poderia ser um lugar ideal para os humanos construírem uma base permanente em solo lunar. Um estudo sobre a descoberta foi publicado na revista Nature Astronomy.

Tubo de lava

"Essas cavernas foram teorizadas por mais de 50 anos, mas é a primeira vez que demonstramos sua existência", disse Lorenzo Bruzzone, um dos autores do estudo e professor da Universidade de Trento, na Itália. A descoberta aconteceu por meio da análise de dados de radar do Orbitador de Reconhecimento Lunar, da NASA. Técnicas avançadas de processamento de sinal revelaram reflexos de radar que indicam a presença do túnel.

"Graças à análise dos dados, fomos capazes de criar um modelo de uma porção do túnel. A explicação mais provável para nossas observações é que se trata de um tubo de lava vazio", afirmou Leonardo Carrer, outro autor do estudo e pesquisador da mesma universidade. De acordo com os pesquisadores, esta é apenas uma entre provavelmente centenas de cavernas escondidas em um mundo subterrâneo e inexplorado.

A descoberta é importante para o desenvolvimento de missões lunares, já que a superfície da Lua apresenta condições extremas que tornam necessária a busca por locais seguros para a construção de infraestruturas. Segundo os pesquisadores, as cavernas oferecem uma solução potencial para abrigar astronautas e proteger futuras instalações de uma base.

Universidade de Trento e BBC