Chimpanzés são vistos matando gorilas pela primeira vez e surpreendem cientistas
Pela primeira vez, pesquisadores observaram chimpanzés matando gorilas. O caso foi registrado no Parque Nacional Loango, no Gabão. Os cientistas ainda não sabem se esse comportamento se deve à competição por alimentos ou a outros fatores.
Chimpanzés x gorilas
Os pesquisadores relataram duas lutas entre as espécies de primatas. Os chimpanzés estavam em vantagem numérica em ambas as ocasiões. Eles perseguiram os gorilas e mataram dois de seus filhotes, depois que eles foram deixados para trás enquanto suas mães fugiam. Um deles foi comido por um chimpanzé.
"Nossas observações fornecem a primeira evidência de que a presença de chimpanzés pode ter um impacto letal sobre os gorilas. Agora queremos investigar os fatores que desencadeiam essas interações surpreendentemente agressivas", disse Tobias Deschner, primatologista do Instituto Max Planck de Antropologia Evolucionária.
Os autores do estudo sugerem várias explicações para a violência entre as espécies, incluindo a competição alimentar. "Pode ser que a partilha de recursos alimentares entre chimpanzés, gorilas e elefantes da floresta no Parque Nacional Loango resulte em maior competição e, por vezes, até mesmo em interações letais entre as duas espécies de grandes macacos”, teorizou Deschner. O fenômeno também pode ter sido agravado pelas mudanças climáticas que resultaram em escassez de frutas, fato observado em outras florestas tropicais do Gabão.
VER MAIS
- Híbrido entre humano e chimpanzé teria sido criado nos anos 1920
- Cientistas explicam motivo de guerra civil entre chimpanzés
- Por que o pênis humano é o maior entre os primatas?
Fontes: IFLScience e Instituto Max Planck
Imagens: iStock e Lara M. Southern/Loango Chimpanzee Project/Reprodução