China teria testado míssil hipersônico capaz de executar ataque nuclear aos EUA
Autoridades dos Estados Unidos ficaram surpresas ao receberem relatos de que a China teria testado um míssil hipersônico de capacidade nuclear. Fontes anônimas disseram ao jornal Financial Times que o projétil circulou a Terra em órbita baixa antes de acelerar em direção ao seu alvo. O governo chinês negou que tenha feito qualquer teste do tipo.
Míssil errou o alvo
O teste supostamente aconteceu em agosto. As fontes disseram ao Financial Times que o experimento envolveu um veículo planador hipersônico capaz de transportar uma carga útil potencialmente nuclear. O míssil, que teria sido lançado em um foguete Chang Zheng, aparentemente errou seu alvo por 32 quilômetros.
Segundo especialistas, mísseis hipersônicos são mais manobráveis do que os mísseis balísticos. Eles podem atingir seu alvo cinco vezes mais rápido do que a velocidade do som. O suposto teste deixou o departamento de defesa dos Estados Unidos alarmado.
“Estamos muito preocupados com o que a China tem feito no campo hipersônico”, disse Robert Wood, embaixador dos EUA para o desarmamento. "Simplesmente não sabemos como podemos nos defender contra esse tipo de tecnologia", completou. Questionado, o governo da China disse que os relatos eram imprecisos e o que houve, na verdade, foi o teste de um equipamento espacial reutilizável.