Chuva de meteoros Eta Aquáridas poderá ser vista a olho nu nesta madrugada
Entre a noite de 6 de maio e a madrugada de 7 de maio, a chuva de estrelas Eta Aquáridas ainda poderá ser vista a olho nu. Segundo os astrônomos, uma média de 40 a 80 meteoros poderá cruzar o céu a cada hora. Neste ano, as condições de observação do fenômeno, visível desde os primeiros dias deste mês, devem ser favoráveis, sendo que seu pico estava previsto para acontecer nesta semana.
A Eta Aquaridas é formada por detritos do famoso cometa Halley, que passa próximo da Terra a cada 76 anos. Mas esses fragmentos visíveis agora não se desprenderam do cometa na última vez que ele se aproximou do nosso planeta, em 1986. De acordo com os cientistas, essas partículas se separaram do objeto espacial há centenas de anos.
Se o céu estiver limpo, a chuva de meteoros será perfeitamente visível a olho nu, mesmo que o brilho da Lua cheia possa reduzir o espetáculo. É uma boa ocasião para apreciar este show, da janela, da varanda ou do terraço da casa. É preferível se posicionar em um ponto onde toda a extensão do céu possa ser vista, pois é mais provável que a Eta Aquáridas seja avistada em áreas próximas ao horizonte na direção leste/sudeste.
Imagem: Shutterstock.com