Cientistas descobrem fóssil de um gigantesco tubarão pré-histórico
Pesquisadores da agência científica australiana CSIRO, a bordo do navio científico Investigator, encontraram um dente fossilizado de um tubarão pré-histórico. A descoberta aconteceu quando a equipe se deparou com um cemitério de tubarões, próximo às ilhas australianas Cocos, situadas no Oceano Índico.
Dentes de predadores marítimos
Os cientistas afirmaram que a expedição conseguiu resgatar do leito marinho cerca de 750 fósseis mineralizados de dentes de predadores modernos e pré-históricos. Após analisar os restos, eles descobriram que um deles pertencia a um ancestral do temido megalodonte, cujo tamanho é calculado entre 10 e 19 metros.
O curador de peixes do Western Australian Museum, Glenn Moore, explicou que a espécie descoberta, ainda sem nome, "evoluiu para o megalodonte, que era a maior espécie de tubarão, mas se extinguiu há cerca de 3,5 milhões de anos".
Um dos objetivos da excursão foi observar a biodiversidade da região. Além da descoberta dos fósseis, os pesquisadores também descobriram uma nova espécie de tubarão. “No início da viagem, coletamos um tubarão-chifre pequeno e impressionante”, disse o Dr. White. “Esta espécie é exclusiva da Austrália, mas ainda não foi descrita e nomeada. O espécime que coletamos será incrivelmente importante para a ciência porque o usaremos para descrever a espécie", disse Will White, especialista em tubarões da CSIRO.