Inicio

Cientistas se inspiram no Homem-Aranha para criar lançador de teias 

Ao ser disparado, o material líquido se solidifica instantaneamente em forma de fio, sendo capaz de capaz de aderir a objetos e levantá-los
Por History Channel Brasil em 11 de Outubro de 2024 às 13:05 HS
Cientistas se inspiram no Homem-Aranha para criar lançador de teias -0

Pesquisadores criaram uma tecnologia inovadora que permite lançar fibras adesivas de seda a partir de um dispositivo, imitando a habilidade do Homem-Aranha de "lançar teias". O material líquido, ao ser disparado por uma agulha, se solidifica instantaneamente em forma de fio. A substância é capaz de aderir a objetos e levantá-los, transformando em realidade uma ideia que, até então, era vista apenas em quadrinhos e filmes de ação.

Resistência e aderência

As fibras são produzidas a partir de fibroína, uma proteína obtida do bicho-da-seda. Com o uso de aditivos, o fio é formado quando a solução é exposta ao ar, e sua adesão é ampliada com a adição de substâncias como dopamina e quitosana. Essa combinação aumenta consideravelmente a resistência e a capacidade de aderência dos fios, que se mostraram eficazes para levantar objetos até 80 vezes mais pesados que eles. Um estudo apresentando a inovação foi publicado na revista Advanced Functional Materials.


(Vídeo: Marco Lo Presti et al, Dynamic Adhesive Fibers for Remote Capturing of Objects, Advanced Functional Materials (2024). DOI: 10.1002/adfm.202414219, via Phys.org)

O desenvolvimento foi inspirado pela natureza, mas com um toque de inovação acidental. Eu estava trabalhando em um projeto para fazer adesivos extremamente fortes usando fibroína de seda, e enquanto limpava meu material de vidro com acetona, notei um material parecido com uma teia se formando no fundo do vidro", explicou Marco Lo Presti, professor da Universidade Tufts, nos Estados Unidos.

O dispositivo, que pode variar o diâmetro das fibras, demonstrou ser capaz de pegar objetos de diferentes tamanhos e pesos, como parafusos e blocos de madeira, a uma distância de até 12 centímetros. Segundo Lo Presti, a técnica supera a natureza em um ponto: “Estamos demonstrando uma maneira de disparar uma fibra e pegar um objeto à distância, algo que nem mesmo as aranhas fazem."

Embora a seda natural de aranha seja significativamente mais forte, os cientistas acreditam que, com mais pesquisa, a tecnologia pode ser aprimorada para diversas aplicações. Embora a seda natural de aranha seja significativamente mais forte, os cientistas acreditam que, com mais pesquisa, a tecnologia pode ser aprimorada para diversas aplicações.

"Podemos nos inspirar na natureza. Podemos nos inspirar em quadrinhos e ficção científica. Neste caso, queríamos reverter a engenharia do nosso material de seda para que ele se comportasse como a natureza originalmente o projetou e como os escritores de quadrinhos o imaginaram", disse Fiorenzo Omenetto, diretor do laboratório Silklab. 

Fontes
Universidade Tufts, via EurekAlert
Imagens
Marco Lo Presti, Tufts University/Divulgação, via EurekAlert