Cinco tecnologias que Star Wars previu e que hoje fazem parte do mundo real
Star Wars é a saga de filmes de aventura e ficção científica mais famosa da história. Um dos elementos que conquistou milhões de fãs são as fascinantes tecnologias presentes em cada momento da sua narrativa. Tecnologias que pareciam muito distantes do nosso presente, mas que hoje já são uma realidade.
Veículos voadores
Star Wars não foi o primeiro filme a apresentar carros voadores. No entanto, o conceito se popularizou a partir do primeiro filme da saga, e hoje já existem veículos que levitam, inspirados nos hoverbikes de Star Wars, e que se movem através de sistemas de ventilação na parte inferior.
Hologramas
Um dos momentos-chave da saga é quando Luke descobre a mensagem que a Princesa Leia envia para Obi-Wan Kenobi em uma projeção holográfica. Hoje, embora a tecnologia ainda não esteja completamente aperfeiçoada, já existem hologramas que permitem ver imagens gravadas em três dimensões. Inclusive, são realizados espetáculos com cantores já falecidos utilizando essa tecnologia.
Canhões laser
A Estrela da Morte tinha um canhão laser capaz de destruir planetas inteiros. Hoje, várias potências militares desenvolvem seus próprios canhões laser, que já são capazes de derrubar drones e mísseis a centenas de quilômetros de distância. Acredita-se que é uma questão de tempo até que versões mais potentes obtenham resultados ainda mais impressionantes.
Próteses biônicas
Tanto Luke quanto Anakin Skywalker usaram próteses de braços e mãos que pareciam inatingíveis no mundo real. No entanto, hoje em dia, com os avanços da biomecânica, robótica, impressoras 3D e materiais sintéticos, estão sendo desenvolvidas próteses como a mão biônica DEKA, apelidada de "Luke Arm", que oferece aos usuários uma gama de movimentos e tarefas com uma precisão e controle sem precedentes.
Droides
R2-D2, C-3PO e BB-8 são alguns dos droides, ou robôs, mais famosos de Star Wars. Quando o primeiro filme da saga chegou aos cinemas, em 1977, ter robôs como parte do cotidiano parecia uma utopia. Hoje, no entanto, os robôs são uma realidade. A robótica humanoide, aliada à inteligência artificial, avança a passos largos, e os especialistas afirmam que é uma questão de tempo até que sejam integrados no dia a dia das pessoas.