Cometa que se aproxima da Terra após 50 mil anos poderá ser visto a olho nu do Brasil
O cometa C/2022 E3 (ZTF), que passou próximo da órbita terrestre pela última vez há 50 mil anos, poderá ser visto a olho nu do Brasil. Segundo os astrônomos, o objeto espacial estará visível nos céus do nosso país a partir do início do próximo mês.
Magnitude +6
“No dia 1º de fevereiro o cometa alcançará sua máxima aproximação da Terra, podendo atingir magnitude +6 ou menos. É importante destacar que quanto mais brilhante é um objeto, menor é sua magnitude. Assim, um objeto com magnitude +2 é mais brilhante do que um que tem uma magnitude +6, por exemplo”, disse o astrônomo Filipe Monteiro, do Observatório Nacional.
Um lindo cometa visita a Terra e você poderá vê-lo em breve! ☄️
— Observatório Nacional (@Obs_Nacional) January 10, 2023
O Cometa C/2022 E3 (ZFT) pode ser um espetáculo para os observadores do céu em janeiro e fevereiro, época em que poderá ser visto a olho nu no céu noturno no hemisfério sul! 🤩
Saiba mais: https://t.co/dkZvjcRM6N pic.twitter.com/5DgfIPNEk3
De acordo com o astrônomo, é no período em torno dessa data que será possível observar o cometa com mais facilidade, com uma melhor altura de observação a partir de 4 de fevereiro (na direção Norte e abaixo da estrela Capela). Com o passar dos dias, o cometa será visto mais alto no céu e com mais tempo de visibilidade. Quando estiver em sua máxima aproximação, o cometa passará a cerca de 0,28 unidades astronômicas (ou 42 milhões de quilômetros) da Terra.
É importante salientar que o objeto poderá ser visto a olho nu apenas se as condições forem favoráveis, ou seja, com o céu escuro, sem Lua, e sem poluição luminosa. Descoberto em março de 2022 na órbita de Júpiter, o C/2022 E3 (ZTF) foi inicialmente confundido com um asteroide, mas logo começou a brilhar como os cometas. De acordo com astrônomos da NASA, ele é um cometa de longo período, possivelmente vindo da Nuvem de Oort, a região do sistema solar mais distante da Terra.