Descoberto um novo tipo de tempestade, até hoje desconhecido
Um novo tipo de tempestade foi observado pela primeira vez no Oceano Índico. O fenômeno meteorológico previamente desconhecido foi batizado de “lagos atmosféricos” pelos pesquisadores. Trata-se de tormentas compactas, extremamente úmidas e de movimento lento, que levam água para as terras baixas da costa da África Oriental.
Formação dos lagos atmosféricos
Ao contrário das grande maioria de tempestades conhecidas, essa não é criada por um vórtice. Ao invés disso, esses lagos atmosféricos são produzidos por concentrações de vapor de água densas o suficiente para gerar chuva. De acordo com os pesquisadores, os lagos atmosféricos são semelhantes aos rios atmosféricos (faixas estreitas de umidade densa). No entanto, o novo tipo de fenômeno meteorológico acontece em menor escala, se move mais lentamente e se desvincula do sistema climático no qual tem origem.
Scientists identify a previously unknown type of storm, called an 'atmospheric lake' | https://t.co/pS5kCAQNBe#Nature pic.twitter.com/leTNXw7pZW
— Science Spies (@Science_Spies) December 25, 2021
Esses lagos atmosféricos se formam em uma região equatorial onde a velocidade do vento é muitas vezes muito baixa ou insignificante. Em uma análise de cinco anos de dados meteorológicos, a tempestade mais duradoura permaneceu no ar por 27 dias no total. Ao longo desse período de tempo, 17 lagos atmosféricos com duração superior a seis dias foram descobertos, a 10 graus da linha do equador.
O novo tipo de tempestade foi observado pelo cientista atmosférico Brian Mapes, da Universidade de Miami, que apresentou um estudo a seu respeito durante a Reunião da União Geofísica dos Estados Unidos. Ele planeja estudar esses eventos mais de perto usando dados de satélite para analisar a possibilidade de que esses lagos atmosféricos ocorram em outras partes do mundo. Uma das hipóteses é que as mudanças climáticas podem estar relacionadas com o fenômeno.