Inicio

Desvendada a origem de sons misteriosos registrados nas profundezas do oceano

Barulhos eram descritos como "gritos mecânicos que lembram ruídos de naves espaciais de ficção científica"
Por History Channel Brasil em 21 de Setembro de 2024 às 12:48 HS
Desvendada a origem de sons misteriosos registrados nas profundezas do oceano-0

Sons misteriosos registrados nas profundezas do oceano finalmente foram identificados. Esses barulhos, conhecidos como "biotwangs", foram detectados pela primeira vez em 2014 durante um estudo acústico na Fossa das Marianas. Agora, um estudo publicado na revista Frontiers in Marine Science aponta que eles são emitidos pela baleia-de-bryde.

Desde 2016, suspeitava-se que baleias fossem a origem dos ruídos, mas não havia evidências suficientes para associar os sons a nenhuma espécie específica. Os biotwangs são descritos como gritos mecânicos que lembram sons de naves espaciais de ficção científica, acompanhados de ruídos graves e ressonantes.

Baleia-de-bryde
Baleia-de-bryde

De acordo com os pesquisadores, os biotwangs foram ouvidos esporadicamente no Pacífico desde que foram gravados pela primeira vez em 2014 por um dispositivo autônomo da Universidade Estadual do Oregon, que realizou uma pesquisa na Fossa das Marianas. Em 2018, observações de baleias-de-bryde junto a boias sonoras ajudaram a confirmar que esses animais eram a fonte dos sons. Esses sons foram registrados tanto com baleias solitárias quanto com grupos de até quatro indivíduos.

Agora que a origem dos biotwangs foi identificada, os cientistas estão utilizando inteligência artificial para analisar mais de 200 mil horas de gravações oceânicas. A análise sugere que esses sons são produzidos principalmente por uma população de baleias no noroeste do Pacífico e que houve um aumento na frequência dos biotwangs durante o El Niño em 2016, possivelmente relacionado à migração desses animais.

Fontes
Newsweek
Imagens
istock