Inicio

Dinossauro banguela paranaense pode ajudar a entender o surgimento dos pássaros

Dotado de bico semelhante ao das aves atuais, animal viveu há cerca de 80 milhões de anos
Por History Channel Brasil em 18 de Novembro de 2021 às 17:52 HS
Dinossauro banguela paranaense pode ajudar a entender o surgimento dos pássaros-0

Com base em fósseis encontrados no Paraná, pesquisadores brasileiros identificaram uma nova espécie de dinossauro que viveu há cerca de 80 milhões de anos. O animal, que não tinha dentes, foi batizado de Berthasaura leopoldinae. Sua descoberta ajudará a entender melhor o surgimento dos pássaros. 

Dinossauro com bico

A nova espécie foi apresentada por pesquisadores do Museu Nacional e da Coppe, ambos vinculados à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e do Centro Paleontológico da Universidade do Contestado, em Santa Catarina (Cenpaleo). Os fósseis foram encontrados em Cruzeiro do Oeste, cidade do noroeste paranaense. Segundo os especialistas, trata-se da primeira espécie desdentada de dinossauro encontrada na América Latina. 

Berthasaura leopoldinae

A espécie pertence ao grupo dos terópodes, dinossauros bípedes que, geralmente, são carnívoros ou onívoros. O exemplar encontrado seria de um jovem animal, com cerca de 80 centímetros de altura e um metro de comprimento. Além disso, ele era dotado de um tipo de bico semelhante ao das aves atuais.

"É difícil confirmar se a Berthasaura poderia ter usado seu bico para rasgar nacos de carne, assim como os gaviões e urubus fazem hoje em dia, ou se o bico seria utilizado para cortar material vegetal”, disse Geovane Alves de Souza, doutorando do programa de pós-graduação em Zoologia do Museu Nacional, em entrevista ao Estadão. O nome da espécie homenageia duas mulheres: a pesquisadora Bertha Luz (primeira pessoa do Brasil a se formar em Ciências Naturais) e a Imperatriz Maria Leopoldina, considerada uma grande incentivadora das Ciências Naturais.

Fontes
Estadão e CNN
Imagens
Museu Nacional/Reprodução