Elon Musk acusa o cofundador do Google de criar um “deus digital”

Durante uma entrevista à Fox News, Elon Musk relatou alguns assuntos sobre os quais falava com Larry Page, cofundador do Google, quando os dois eram próximos. Entre outras revelações, o dono da Tesla, Twitter e SpaceX, afirmou que seu colega queria criar um “deus digital”.
Segundo Musk, Page não leva a segurança da inteligência artificial suficientemente a sério. O bilionário disse ainda que que, ao longo dos anos, Page sugeriu publicamente que "todo o objetivo do Google" é introduzir o que é conhecido como inteligência artificial geral, ou AGI. Esse termo descreve o ponto em que as máquinas se tornam capazes de exibir compreensão e inteligência semelhantes às humanas.

"Ele (Page) realmente parecia estar buscando uma espécie de superinteligência digital, basicamente um deus digital, o mais rápido possível”, afirmou Musk. “Uma hora eu disse, 'que tal, você sabe, [como] vamos garantir que a humanidade esteja segura?'” ele contou. "E então ele me chamou de especista", completou. Especismo é o ponto de vista de que uma espécie, no caso a humana, tem todo o direito de explorar, escravizar e matar as demais espécies de animais por considerar-se superior.
Recentemente, Elon Musk assinou uma carta, juntamente com mais de mil empresários, cientistas e especialistas, para solicitar uma pausa no desenvolvimento da inteligência artificial até que haja protocolos e medidas de segurança adequados. O objetivo da iniciativa é evitar que esse tipo de tecnologia atue de alguma forma contra a humanidade.