Elon Musk apresenta oficialmente o robô Optimus da Tesla
O bilionário Elon Musk apresentou oficialmente o robô Optimus durante o "Dia da Inteligência Artificial" da Tesla, quando a empresa revela seus novos projetos que estão sendo desenvolvidos nessa área. O humanoide subiu ao palco caminhando e executou alguns movimentos, como acenar e se ajoelhar. O produto ainda está em fase de protótipo, mas acredita-se que ele possa ser comercializado dentro de alguns anos.
Parceiro sexual
Durante o evento, também foi apresentado um vídeo no qual o robô aparece carregando uma caixa, regando plantas e movendo barras de metal na fábrica de automóveis da Tesla. “Nosso objetivo é fazer um robô humanoide útil o mais rápido possível”, disse Musk. “Ainda há muito trabalho a ser feito para refinar o Optimus e colocá-lo à prova”, completou.
Criticando outros robôs semelhantes, Musk disse que “falta um cérebro” nos humanoides atuais e que eles não têm inteligência para funcionar de forma autônoma. Além disso, o bilionário afirmou que eles são muito caros e feitos em baixo volume. Indo na contramão dessa tendência, o Optimus foi planejado para ser um “robô extremamente hábil” fabricado em grandes quantidades. O bilionário espera produzir milhares deles, com preço final ao consumidor estimado em menos de US$ 20 mil.
Anteriormente, Musk havia afirmado que o robô foi criado para eliminar “tarefas perigosas, repetitivas e chatas”, como se abaixar para pegar algo ou ir ao mercado comprar mantimentos. Agora, o bilionário disse que no futuro os humanoides poderão ser usados para fazer tarefas domésticas, como cozinhar, cortar a grama, cuidar de idosos e até mesmo se tornar um “amigo” ou um parceiro sexual.