Elon Musk propõe a democracia direta como forma de governo em Marte
Elon Musk continua avançando em alta velocidade em seu ambicioso plano de colonizar Marte. Recentemente, ele afirmou, por meio de sua conta no X, que a primeira colônia humana estará vivendo de forma autossuficiente no planeta vermelho no ano de 2054. Agora, ao responder a uma série de perguntas, o bilionário também se animou a comentar sobre qual seria o sistema de governo dos primeiros "marcianos".
Democracia direta
"Recomendo a democracia direta em vez da democracia representativa", escreveu Musk em sua conta no X. A democracia direta, também chamada de democracia pura, é uma forma de governo na qual o eleitorado decide políticas e iniciativas diretamente, sem representantes intermediários. Esse sistema é mais fácil de implementar em sociedades pequenas, mas se torna mais difícil de aplicar à medida que o número de pessoas aumenta.
The Martians will decide how they are ruled. I recommend direct, rather than representative, democracy.
— Elon Musk (@elonmusk) December 29, 2024
Uncrewed Starships landing on Mars in ~2 years, perhaps with crewed versions passing near Mars, and crewed Starships heading there in ~4 years are all possible. https://t.co/ztvdoa1bKs
Nesse contexto, Musk não especificou se cada país da Terra receberia uma parte de Marte para garantir uma extensão marciana. No entanto, reafirmou seu compromisso de que as naves da SpaceX alcançarão Marte em dois anos e de que, em quatro anos, a primeira tripulação humana poderá pisar em solo marciano.
Recentemente, Musk ofereceu alguns detalhes sobre os seus planos para colonizar Marte. Entre eles, estão explosões termonucleares para aquecer o planeta e torná-lo menos hostil para os humanos. A SpaceX também trabalha na elaboração de materiais para a construção de pequenos habitats em forma de cúpula e trajes espaciais para a melhor adaptação ao ambiente marciano.