Elon Musk revela que decidiu investir em foguetes quando estava em Florianópolis
Elon Musk, fundador e CEO da Tesla Motors e da SpaceX, fez uma revelação surpreendente envolvendo o Brasil durante uma entrevista recente. Na conversa, conduzida por seu amigo Peter Diamandis (fundador do prêmio XPrize, que incentiva financeiramente projetos inovadores), o bilionário contou que uma de suas decisões mais importantes aconteceu quando estava em Florianópolis (SC). Foi nessa viagem que ele resolveu investir na construção de foguetes.
Elon Musk em Florianópolis no ano 2000
Na conversa, Musk relembra a Diamandis que a decisão foi tomada durante uma conversa entre os dois, quando os amigos estavam na capital catarinense, no ano 2000. "Foi em Florianópolis, e você tentou me convencer a não abrir uma empresa de foguetes", disse Musk. "Você disse que eu perderia muito dinheiro, e provavelmente estava certo", brincou. Confira abaixo o trecho da conversa (em inglês).
Ignorando o conselho de Diamandis, Musk fundou a SpaceX em 2002. A empresa foi criada com o objetivo de reduzir os custos de transporte espacial e permitir a colonização de Marte. No final de 2012, a companhia já tinha mais de 40 lançamentos de foguetes contratados, o que representava cerca de 4 bilhões de dólares em receita. Os contratos incluíam clientes comerciais e governamentais.
Em 2014, a SpaceX assinou um contrato de US$ 2,6 bilhões com a agência espacial dos EUA para concluir seis missões de transporte de astronautas com destino à Estação Espacial Internacional. A ideia é que esses veículos particulares acabem com a dependência da NASA de utilizar a sonda russa Soyuz para levar seus astronautas ao espaço. O primeiro desses voos aconteceu em 2020, enquanto a segunda missão tripulada foi concluída na semana passada.
VER MAIS:
- Sócio de Elon Musk diz que é possível criar Parque dos Dinossauros de verdade
- Assim serão as casas que Elon Musk pretende construir em Marte
- Carro da Tesla já circula pela grande estrada do espaço sideral
Fontes: NSC Total e Yahoo Finanças
Imagens: Naresh777 / Shutterstock.com e NASA/Bill Ingalls/Divulgação