Em evento raro, meteorito pode ter destruído casa em área rural dos EUA (VÍDEO)
Um agricultor dos Estados Unidos acredita que sua casa tenha sido destruída por um meteorito. Dustin Procita, morador do condado de Nevada, na área rural da Califórnia, diz que o incêndio começou logo após ele ter ouvido um grande estrondo na sexta-feira (4/11). Diversas testemunhas relataram o avistamento de uma grande bola de fogo no céu pouco antes do incidente.
Chance minúscula
"Ouvi um grande estrondo. Comecei a sentir o cheiro de fumaça e fui para a minha varanda, que estava completamente envolta em chamas", disse Procita a um telejornal. A queda de uma grande bola de fogo também foi registrada por várias câmeras de segurança da região. Embora ainda não haja uma confirmação de que os eventos estejam vinculados, o agricultor e muitos de seus vizinhos acreditam que o meteorito tenha provocado o incêndio.
Caso se confirme que o meteorito realmente causou o incêndio, trata-se de um evento muito raro. Estima-se que a grande maioria desses objetos (algo entre 90 e 95%) queime completamente quando entram em atrito com a atmosfera da Terra. Acredita-se que cerca de 6.100 meteoritos atingem o solo anualmente, ou cerca de 17 por dia. Como 71% da superfície do planeta é água, a maioria vai parar nos mares e oceanos, enquanto outra parte atinge áreas desabitadas do globo.
De acordo com as estimativas do professor da Universidade Tulane, Stephen Nelson, a chance de uma casa ser atingida por um objeto espacial é 1 em 1.600.000. Mas isso não quer dizer que algo assim seja impossível. Em 30 de novembro de 1954, Ann Hodges foi atingida por um meteorito enquanto dormia em sua casa no Alabama, também nos Estados Unidos.