Embrião de dinossauro muito bem preservado é encontrado em ovo fossilizado
Um embrião de dinossauro muito bem preservado dentro de um ovo foi encontrado na região de Ganzhou, na China. Acredita-se que o fóssil tenha entre 66 e 72 milhões de anos. A descoberta irá ajudar os pesquisadores a entender o elo entre esses animais extintos e os pássaros modernos.
"Bebê Yingliang"
Trata-se de um dos embriões de dinossauros mais completos já encontrados no mundo. Apelidado de "Bebê Yingliang", ele foi descoberto no ano 2000 em rochas do período Cretáceo Superior e pertence a um terópode desdentado, ou oviraptorossauro. Apenas em 2015 ele começou a ser estudado e os primeiros resultados foram publicados agora.
Os cientistas descobriram que a postura do Bebê Yingliang é única entre os embriões de dinossauros conhecidos: sua cabeça fica abaixo do corpo, com os pés de cada lado e as costas curvadas ao longo da extremidade do ovo. Nunca observada antes em fósseis de dinossauros, essa postura é semelhante à dos embriões de pássaros modernos.
"Estamos muito entusiasmados com a descoberta do Bebê Yingliang, ele está preservado em ótimas condições e nos ajuda a responder a muitas perguntas sobre o crescimento e reprodução dos dinossauros", disse Fion Waisum Ma, da Universidade de Birmingham. "Este embrião de dinossauro é um dos fósseis mais bonitos que já vi. Este pequeno dinossauro pré-natal se parece com um filhote de pássaro enrolado em seu ovo, o que é mais uma evidência de que muitas características dos pássaros de hoje evoluíram pela primeira vez em seu ancestrais dinossauros", completou Steve Brusatte, professor da Universidade de Edimburgo.