Encontrado um monte submerso que pode ter inspirado a lenda de Atlântida
Pesquisadores descobriram três vulcões submarinos em uma área situada ao norte das Ilhas Canárias, na Espanha. As formações fazem parte de um monte batizado Los Atlantes, em referência ao lendário continente de Atlântida. Segundo o mito mencionado por Platão, essa civilização foi submersa pelos deuses como punição pela imoralidade de seus habitante
Acredita-se que esses vulcões podem ter sido ilhas durante o período Eoceno, entre 56 e 34 milhões de anos atrás. Quando eles pararam de entrar em erupção, a lava solidificou e tornou-se mais densa, fazendo com que as ilhas afundassem no oceano. No entanto, algumas características dessas ilhas perdidas, como praias, falésias e dunas de areia, ainda podem ser identificadas no cume plano do monte submarino.
Durante a última era glacial, quando o nível do mar era significativamente mais baixo do que hoje, esses vulcões inativos teriam ressurgido como ilhas novamente. Em entrevista ao site Live Science, Luis Somoza, pesquisador do Instituto Geológico e Mineiro da Espanha (IGME-CSIC) e coordenador do projeto, disse que essa poderia ser a origem da lenda de Atlântida.
"Elas foram ilhas no passado e afundaram, ainda estão afundando, como conta a lenda da Atlântida. Nós pudemos constatar que ainda mantêm suas praias", afirmou Somoza. Segundo ele, essas ilhas poderiam ter sido habitadas por vida selvagem nessa época. No entanto, com o fim da era glacial e a elevação do nível do mar, as ilhas afundaram mais uma vez.
O monte tem cerca de 50 quilômetros de diâmetro, com sua base a 2,3 km abaixo da superfície do oceano. A equipe planeja agora analisar as amostras coletadas de Los Atlantes para datar as rochas vulcânicas e determinar quando as ilhas começaram a afundar.