Encontrados fósseis de espécie que caminhava como humano e escalava como macaco

Uma equipe internacional de pesquisadores anunciou a descoberta de vértebras fósseis de uma espécie extinta de um antigo parente dos humanos. Os ossos pertencem a um Australopithecus sediba, hominídeo que viveu há cerca de dois milhões de anos. Segundo os pesquisadores, ele era capaz de andar no chão sobre duas pernas e usar seus membros superiores para escalar e se balançar como macacos.
Hominídeo bípede
Os fósseis foram encontrados na região de Malapa, na África do Sul. São vértebras lombares e outros ossos de uma fêmea de Australopithecus sediba. A descoberta fornece aos pesquisadores evidências de como esse antigo parente dos humanos caminhava e escalava.

“A região lombar é crítica para a compreensão da natureza do bipedalismo em nossos primeiros ancestrais e para a compreensão de como eles estavam bem adaptados para andar sobre duas pernas”, disse o professor Scott Williams da New York University e da Wits University. De acordo com o pesquisador, esse tipo de registro fóssil de hominídeo é bastante raro. Apenas outros três exemplares semelhantes foram encontrados na África.
O número de catálogo do indivíduo é MH 2, mas os pesquisadores apelidaram o esqueleto feminino de "Issa", que significa protetor no idioma suaíli. O estudo concluiu que a coluna da espécie era claramente intermediária entre as dos humanos modernos (e neandertais) e as dos grandes macacos. “Issa caminhava como um humano, mas podia escalar como um macaco”, afirmou Lee Berger, da Universidade de Witwatersrand, na África do Sul.