Espécie pré-histórica de peixe de 420 milhões de anos é encontrada em Madagascar
Pescadores de tubarão encontraram em Madagascar uma população previamente desconhecida de peixes celacantos. Esses animais existem há cerca de 420 milhões de anos e por isso são chamados de "fósseis vivos". Até a década de 1930 acreditava-se que a espécie estivesse extinta.
Peixes de quatro patas
Os celacantos são grandes peixes que podem alcançar até 2 metros de comprimento. Eles também possuem quatro nadadeiras que se assemelham a membros. Por isso, eles já foram apelidados de "peixes de quatro patas".
A partir da captura do primeiro exemplar, em 1938, na África do Sul, vários outros celacantos foram pescados na costa da Tanzânia e Indonésia. Em um novo estudo, pesquisadores descobriram que muitos deles também foram capturados na costa de Madagascar. A pesquisa aponta que agora esses peixes realmente correm o risco de desaparecer.
De acordo com o estudo, publicado no South African Journal of Science, a pesca de tubarões com rede de emalhe de fundo pode impactar severamente a população remanescente de celacantos. O equipamento é capaz de atingir profundidades onde os celacantos vivem, entre 100m e 300m abaixo da superfície. Os pesquisadores encontraram muito mais registros de capturas de celacantos do que esperavam, sugerindo que a espécie está ameaçada de extinção.
VER MAIS:
- Monstro do rio: peixe gigante centenário é capturado nos Estados Unidos
- Mistério: como um peixe gigante da Amazônia apareceu na Flórida?
- Praia da Califórnia é invadida por milhares de "peixes-pênis"
Fontes: Daily Mail, Phys.org e Bol
Imagens: Istock.com