Estilo Dr. Octopus: cientistas criam braços robóticos que se prendem às costas
O Dr. Octopus, um dos mais famosos inimigos do Homem-Aranha, é conhecido por usar braços robóticos os quais controla mentalmente. Agora, cientistas da Universidade de Tóquio, no Japão, desenvolveram um equipamento semelhante. Trata-se de um conjunto de quatro membros artificiais presos nas costas e capazes de serem controlados pelo usuário como se fosse uma extensão do próprio corpo.
Diversas utilidades
Apesar de lembrar o equipamento do vilão do Universo Marvel, na realidade a nova invenção é inspirada na silhueta dos Jizai Okimono, tradicionais figuras da cultura japonesa. Apelidada de Jizai Arms, a nova prótese foi descrita por seus criadores como “um sistema de membros robóticos supranumerários que consiste em uma unidade de base portátil com seis terminais e quatro braços robóticos desmontáveis”.
Inicialmente o equipamento foi projetado para ajudar pessoas com mobilidade reduzida, embora possa ter outras utilidades. Na verdade, o Jizai Arms poderia ir muito além dessa função, podendo até ser usados como ferramenta militar, auxiliando os soldados no campo de batalha, por exemplo.
O Jizai Arms pode ser controlado sem fio, remotamente, e pode chegar a pesar 14 quilos. Especialistas acreditam que em breve os braços robóticos poderão ser integrados a ferramentas com Inteligência Artificial ou controladores implantados no corpo humano, para maior autonomia.