Gigantesco esqueleto de dinossauro é encontrado em quintal de casa em Portugal

Fósseis gigantes do que pode ser o maior dinossauro da Europa foram encontrados durante obras no quintal de uma casa em Pombal, em Portugal. Até ao momento, os pesquisadores recuperaram partes importantes do esqueleto, incluindo vértebras e costelas. Acredita-se que os ossos pertençam a um saurópode braquiossaurídeo que media cerca de 12 m de altura e 25 m de comprimento.
Maiores animais terrestres que já viveram
Os saurópodes foram os maiores de todos os dinossauros e os maiores animais terrestres que já viveram. Eles tinham pescoços e caudas longos, comiam plantas e andavam sobre quatro patas. O grupo dos braquiossaurídeos é composto por espécies de grande porte que viveram do Jurássico Superior ao Cretáceo Inferior.

Segundo os pesquisadores, os restos fósseis estão bem preservados, inclusive mantendo a posição anatômica original que o animal teria quando estava vivo. As características de preservação dos fósseis e a sua disposição indicam a possível presença de outras partes do esqueleto. Novas escavações serão feitas no local para continuar as buscas.
"A pesquisa na localidade paleontológica de Monte Agudo confirma que a região de Pombal possui um importante registro fóssil de vertebrados do Jurássico Superior, o que nas últimas décadas tem proporcionado a descoberta de abundantes materiais muito significativos para o conhecimento das faunas continentais que habitaram a Península Ibérica há cerca de 145 milhões de anos", disse Elisabete Malafaia, pesquisadora da Universidade de Lisboa.