A insólita festa que Stephen Hawking organizou para receber viajantes do tempo
Em 28 de junho de 2009, em um dos salões da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, o cientista Stephen Hawking ofereceu uma festa para viajantes do tempo. Como esperado, pessoas vindas do futuro não compareceram ao evento, que contou apenas com a presença do físico. A ideia do gênio inglês era essa mesmo: provar que esse tipo de viagem provavelmente é impossível de ser realizada.
Convite inusitado
“Tenho evidências experimentais de que a viagem no tempo não é possível”, disse Hawking a repórteres no Seattle Science Festival em 2012. “Eu dei uma festa para viajantes do tempo, mas só enviei os convites depois da festa". Assim, somente aqueles que pudessem viajar para o passado poderiam comparecer. O cientista forneceu coordenadas precisas de GPS, caso houvesse alguma confusão ou se alguém se perdesse enquanto acelerava no tempo e no espaço.
"Você está cordialmente convidado para uma recepção para os viajantes do tempo", dizia o texto. "Espero que cópias dele, de uma forma ou de outra, sobrevivam por muitos milhares de anos. Talvez um dia alguém que viva no futuro encontre a informação e use uma máquina do tempo através de um buraco de minhoca para voltar à minha festa, provando que a viagem no tempo um dia será possível".
"Esperei lá durante muito tempo, mas ninguém apareceu", afirmou Hawking. Críticos da experiência podem argumentar que talvez as pessoas do futuro conseguirão construir uma máquina do tempo, mas simplesmente podem não ficar sabendo sobre a festa de Hawking. Será que um dia alguém vai comparecer?