As invenções que deveriam ter rendido reconhecimento e fortuna para Nikola Tesla
O cientista Nikola Tesla ficou conhecido por suas contribuições revolucionárias no campo do electromagnetismo no fim do século XIX e início do século XX. Seu trabalho teórico forneceu as bases dos modernos sistemas de potência elétrica em corrente alternada (AC) e dos sistemas polifásicos de distribuição de energia. Apesar de ter atuado de forma decisiva em diversas áreas científicas, ele morreu pobre, aos 86 anos, após vender a maior parte de suas patentes. Confira abaixo algumas invenções que deveriam tê-lo deixado rico:
Corrente alternada
Um dos episódios mais conhecidos da vida de Nikola Tesla foi a chamada "Guerra das Correntes". Nessa disputa, ele se opôs a seu antigo patrão, Thomas Edison. Enquanto Edison defendia utilização da corrente contínua para distribuição de eletricidade, Tesla pregava o uso da corrente alternada.
De acordo com o Departamento de Energia dos EUA, Edison não queria perder os royalties que ganhava com suas patentes de corrente contínua, então tentou desacreditar Tesla por meio de uma campanha de desinformação que pregava os supostos perigos da corrente alternada. Durante os primeiros anos de fornecimento de eletricidade, a corrente contínua foi usada como padrão nos Estados Unidos, mas, com o tempo, a corrente alternada de Tesla acabou predominante. Atualmente, ela é usada para alimentar a maior parte da eletricidade do mundo.
Controle remoto
Em 1898, Tesla registrou a patente de um dos primeiros controles remotos do mundo. O equipamento, chamado de "teleautomaton", tinha a função de "controlar o mecanismo de movimentação de embarcações ou veículos". Ele demonstrou a invenção ao controlar um barco em miniatura à distância no Madison Square Garden, em Nova York.
Rádio
O italiano Guglielmo Marconi é considerado o inventor do rádio, mas esse equipamento só foi desenvolvido graças a Tesla. Para concretizar a primeira transmissão radiofônica transatlântica, Marconi usou a tecnologia de 17 patentes registradas por Tesla. Inclusive os dois entraram em uma disputa judicial relacionada a essas patentes. Em 1943, a Justiça dos EUA revogou as patentes de rádio de Marconi, creditando-as a Tesla e a outros dois cientistas. Infelizmente Tesla já havia morrido quando isso aconteceu.
Raios-X
Tesla também fez experimentos com radiação. Ele tirou algumas das primeiras chapas de raio-x, que ele batizou de "shadowgraphs" ("sombragrafia", em tradução livre).
Energia hidrelétrica
Nove das 12 patentes usadas para construir uma das primeiras usinas hidrelétricas do mundo, nas Cataratas do Niágara, pertenciam à Tesla. Acredita-se que Tesla já enxergava o potencial energético das quedas d'água desde criança.
Mesmo com a patente de tantas invenções, Tesla acabou morrendo na pobreza. Ele chegou a viver bem após vender essas patentes para companhias como Westinghouse, mas parou de criar novas invenções e não soube administrar seu dinheiro. Segundo seu sobrinho-neto William Terbo, Tesla "não tinha nenhum interesse em negócios".
Fonte: CNN