Ladeira Magnética: o estranho local onde os objetos rolam para cima
Embora um dos princípios das leis da física seja que suas regras são aplicadas universalmente, existem alguns locais onde a gravidade parece se comportar de forma diferente. Essas regiões, conhecidas como “ladeiras magnéticas” ou “ladeiras gravitacionais” existem em vários locais do mundo, como no Canadá, Austrália, Índia e até mesmo no Brasil.
Ladeiras gravitacionais: qual é a explicação?
Nessas ladeiras, objetos aparentemente rolam para cima, ao invés de descer. Do mesmo modo, se um veículo for deixado em ponto morto, ele começará a subir a ladeira, em vez de descer, como a leis da gravidade e a mais pura intuição esperariam. Qual seria a explicação para o fenômeno?
Não há realmente nenhum truque de mágica, nem mesmo alguma força magnética. O que acontece é o mais puro produto da gravidade, embora mascarado por uma ilusão de ótica. Na verdade, o que parece ser uma subida, é uma descida. É o relevo do entorno da pista que faz com que ela pareça um declive.
O fator que contribui para a ocorrência da ilusão é falta de um horizonte visível. Sem esse ponto de referência, fica difícil determinar a inclinação de uma pista. Essa incapacidade de se colocar corretamente na perspectiva do terreno acaba confundindo o cérebro. Assim, percebemos de forma errônea que algo que desce está subindo.