A Lua está fazendo com que os dias na Terra fiquem mais longos
Nem sempre os dias na Terra tiveram a mesma duração. Atualmente, eles duram 24 horas, mas há bilhões de anos, duravam menos de 13 horas. E, de acordo com os cientistas, eles continuam a ficar mais longos devido à relação entre a Lua e os nossos oceanos.
Recessão lunar
A Lua atualmente fica a 384.400 km da Terra. Mas um estudo recente sugere que cerca de 3,2 bilhões de anos atrás, ela estava a apenas 270.000 km do nosso planeta, ou cerca de 70% de sua distância atual. "A rotação mais rápida da Terra encurtou a duração do dia, de modo que (dentro de um período de 24 horas) havia dois amanheceres e dois anoiteceres, não apenas um como hoje", disse Tom Eulenfeld, geofísico da Universidade Friedrich Schiller de Jena, na Alemanha, que liderou o estudo.
O afastamento gradual da Lua em relação ano nosso planeta é um processo conhecido como "recessão lunar". Recentemente, ao disparar lasers em refletores colocados na superfície lunar pelos astronautas das missões Apollo, os cientistas conseguiram medir com precisão a proporção com que isso acontece. Assim, eles confirmaram que a Lua está se afastando da Terra a uma taxa de 3,8 cm a cada ano, fazendo com que os dias fiquem um pouco mais longos.
O fenômeno tem a ver com os oceanos. À medida que a Lua fica mais distante e, portanto, seu caminho orbital ao redor da Terra se torna mais longo, isso causa um arrasto de maré na Terra que diminui a rotação do nosso planeta em seu eixo e cria dias mais longos. Essa diminuição na rotação significa que a duração média de um dia terrestre aumentou cerca de 1,09 milissegundos por século desde o final dos anos 1600s. No entanto, a recessão lunar não é constante e os cientistas dizem que a Lua pode voltar a se aproximar da Terra no futuro.