Macaco consegue jogar videogame com a mente por meio de implante cerebral
Um vídeo divulgado pela empresa Neuralink, de Elon Musk, mostra um macaco jogando videogame usando apenas a própria mente. Segundo os pesquisadores, isso foi possível após o animal ter sido submetido a um implante cerebral. No futuro, dispositivos do gênero podem ajudar pessoas com limitações físicas a realizar atividades cotidianas.
Fundada por Musk em sociedade com Max Hodak, a Neuralink trabalha no desenvolvimento de uma interface sem fio entre cérebro e máquinas. O objetivo é ajudar pessoas com problemas neurológicos, permitindo que controlem equipamentos remotamente, com o uso da mente. "O primeiro produto da Neuralink permitirá que alguém com paralisia use um smartphone com a mente mais rápido do que alguém usando os polegares", afirmou Musk.
Macaco joga Pong com a mente
O macaco (que tem 9 anos de idade e se chama Pager) aparece no vídeo jogando com a mente o clássico game Pong. De acordo com a Neuralink, dispositivos foram implantados nos dois lados do cérebro do primata. O equipamento registra a atividade cerebral do animal por meio de mais de dois mil minúsculos eletrodos implantados no córtex motor (região que controla os movimentos das mãos e dos braços).
O dispositivo coleta informações dos neurônios do macaco e as insere em um decodificador. Após um período monitorando o animal jogar usando um joystick com as mãos, o equipamento antecipa os movimentos que o primata pretende fazer. Depois disso, o joystick é desligado e o macaco é capaz de controlar o cursor com a mente. Segundo a empresa, Pager desempenhou a tarefa estimulado por uma recompensa: uma deliciosa vitamina de banana.
VER MAIS:
- Cientistas descobrem que porcos são capazes de jogar videogames
- Sócio de Elon Musk diz que é possível criar Parque dos Dinossauros de verdade
- Assim serão as casas que Elon Musk pretende construir em Marte
Fonte: CNN
Imagem: Neuralink/YouTube/Reprodução