Inicio

Maior chuva de meteoros desde 1833 poderá ser vista no Brasil nesta madrugada

A tempestade "Tau-Herculídeas" deve acontecer entre meia-noite e 2h
Por History Channel Brasil em 30 de Maio de 2022 às 16:02 HS
Maior chuva de meteoros desde 1833 poderá ser vista no Brasil nesta madrugada-0

A maior chuva de meteoros desde 1833 poderá ser vista no Brasil na madrugada desta terça-feira (31/05). Trata-se de um fenômeno conhecido como "Tau-Herculídeas", provocado por detritos do cometa 73P/Schwassmann-Wachmann, que se fragmentou há 27 anos. A tempestade deve acontecer entre meia-noite e 2h.

Como observar a chuva de meteoros

Segundo astrônomos, os melhores lugares para acompanhar o fenômeno são os Estados Unidos e a América Central. Nesses locais, pode haver a ocorrência de até 100 mil meteoros por hora.  No Brasil, a expectativa é que sejam vistos entre 9 mil e 57 mil meteoros.

Chuva de meteroros

Segundo a Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon), os locais onde haverá melhor visibilidade no nosso país são Acre, Roraima e oeste e centro do Amazonas, com expectativa de 57 mil meteoros. Em Rondônia, leste do Amazonas, Amapá, oeste do Mato Grosso e grande parte do Pará, cerca de 42 mil meteoros poderão ser vistos. No leste do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, oeste da Bahia, Pernambuco, Minas Gerais, São Paulo e Paraná, poderão ser avistados 25 mil meteoros. Por fim, espera-se que cerca de 9 mil meteoros possam ser vistos no Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas, Sergipe, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e grande parte de Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, São Paulo e Paraná.

Para observar o fenômeno, recomenda-se estar em local de baixa poluição luminosa. O radiante da tempestade (direção no céu de onde os meteoros parecem surgir) estará localizado na direção da constelação do Boieiro, próximo à estrela Arcturus, a mais brilhante da região noroeste do céu. Mas, segundo a Bramon, não é preciso estar olhando na mesma direção para ver os meteoros, pois eles aparecerão em todas as partes do céu.

De acordo com os astrônomos, o fenômeno se dividirá em dois surtos. O primeiro e menos intenso deve ocorrer por volta da 00h11. O segundo e mais intenso deve ocorrer próximo das 2h05.

G1 e Bramon

Fontes
G1 e Bramon
Imagens
iStock