Mar Morto: cientistas encontram metal raro presente apenas em meteoritos
A alabogdanita, um mineral raro previamente identificado apenas em meteoritos, foi encontrado em rochas terrestres pela primeira vez. A descoberta foi feita em Israel, na região do Mar Morto. A presença misteriosa do material no local, abordada em um novo estudo, intrigou pesquisadores.
Mineral misterioso
O mineral foi encontrado pela primeira vez em um pequeno meteorito encontrado no rio Bolshou Dolguchan, no leste de Yakutia, na Rússia, no início dos anos 2000. Segundo os especialistas, o material é um fosfeto (compostos que contêm fósforo em estado de oxidação negativa). A alabogdanita foi batizada assim em homenagem a sua descobridora, a cristalógrafa Alla Bogdanova.
Após a descoberta inicial, o mineral foi identificado em outros meteoritos, mas nunca em rochas terrestres. Tudo mudou quando a alabogdanita foi encontrada em Israel. Agora, os cientistas querem entender as condições que propiciaram sua formação no nosso planeta.
O autor principal do artigo e professor do Departamento de Cristalografia da Universidade de São Petesburgo, Sergey Britvin, acredita que a alabogdanita terrestre poderia ser criada a pressões superiores a 25 gigapascais, o que corresponde a aproximadamente 250 kbar. As altas pressões terrestres somente são alcançadas durante impactos catastróficos provocados por meteoritos. Como não há evidências desse tipo de colisão na região do Mar Morto onde o mineral foi encontrado, os cientistas ainda buscam explicações para sua presença na área.