Marinha dos EUA usa arma laser para destruir drone durante teste militar
A Marinha dos Estados Unidos testou pela primeira vez uma nova arma de "laser em estado sólido". O equipamento foi usado para destruir um drone durante uma manobra de demonstração. O armamento estava a bordo do navio militar USS Portland.
O equipamento foi batizado de Technology Maturation Laser Weapon System Demonstrator (Demonstrador do Sistema de Armas a Laser de Maturação Tecnológica, ou LWSD na sigla em inglês). Segundo a Marinha dos EUA, o sistema está sendo desenvolvido devido a "um número crescente de ameaças" que incluem drones, pequenas embarcações armadas, sistemas de inteligência, vigilância e reconhecimento operados por adversários. O objetivo é que no futuro canhões a laser possam defender a frota até mesmo de mísseis de longo alcance.
A Marinha dos EUA desenvolve armas de energia direcionada (DEWs, na sigla em inglês), incluindo lasers, desde a década de 1960. DEWs são definidas como sistemas eletromagnéticos capazes de converter energia química ou elétrica em energia irradiada e focalizá-la em um alvo adversário para neutralizá-lo ou destruí-lo. Karrey Sanders, capitão da Marinha e comandante do USS Portland, disse que o equipamento irá redefinir o conceito de guerra no mar para a corporação.
Confira abaixo as imagens que mostram o teste da nova arma laser da Marinha dos EUA:
Fontes: IFLScience e Science Alert
Imagem: U.S. Navy/Divulgação