Matéria escura: descoberta inesperada contradiz a Lei da Gravidade de Newton
De acordo com o chamado modelo padrão da cosmologia, a grande maioria das galáxias é cercada por um halo invisível de partículas de matéria escura cuja massa exerce uma forte atração gravitacional. Mas um novo estudo coloca em xeque essa visão do Universo. Caso a descoberta dos cientistas se confirme, a lei da gravitação universal de Newton terá que ser revista.
Ausência de halos de matéria escura
Ao que se sabe, os halos de matéria escura ao redor das galáxias atuam como uma espécie de escudo protetor que as protege da influência gerada pela maré gravitacional das galáxias vizinhas. Entretanto, ao analisar as galáxias anãs do Aglomerado Fornax os cientistas não encontraram esses halos. A descoberta, feita por pesquisadores da Universidade de Bonn, na Alemanha, e da Universidade Saint Andrews, na Escócia, foi descrita em um estudo publicado no periódico Monthly Notices of the Royal Astronomical Society.
No estudo, os cientistas observaram algumas dessas galáxias anãs parecem distorcidas, como se tivessem sido perturbadas pelo ambiente do aglomerado. "Tais perturbações nas anãs de Fornax não são esperadas de acordo com o modelo padrão", disse Pavel Kroupa, professor da Universidade de Bonn. "Isso ocorre porque, de acordo com o modelo padrão, os halos de matéria escura dessas anãs devem protegê-los parcialmente das marés geradas pelo aglomerado", explicou. Após análises usando métodos diferentes, os autores concluíram que o modelo padrão não serve para explicar de forma consistente as morfologias observadas das galáxias anãs do Aglomerado Fornax.
Esta não é a primeira vez que um estudo testando o efeito da matéria escura na dinâmica e evolução das galáxias concluiu que as observações são melhor explicadas pela ausência de matéria escura. "O número de publicações mostrando incompatibilidades entre observações e o paradigma da matéria escura só aumenta a cada ano. Está na hora de começar a investir mais recursos em teorias mais promissoras", disse Kroupa.