Inicio

Mensagem enviada do espaço chega à Terra após percorrer 16 milhões de quilômetros 

Testada pela primeira vez, a tecnologia da NASA que transmite dados por feixes de raio laser pode revolucionar a comunicação espacial
Por History Channel Brasil em 24 de Novembro de 2023 às 11:41 HS
Mensagem enviada do espaço chega à Terra após percorrer 16 milhões de quilômetros -0

A NASA anunciou que testou pela primeira vez uma tecnologia que pode revolucionar a comunicação espacial. O sistema, batizado de Deep Space Optical Communications ("Comunicações Ópticas no Espaço Profundo", ou DSOC, na sigla em inglês) foi capaz de enviar uma mensagem para a Terra de um local situado a 16 milhões de quilômetros da Terra (cerca de 40 vezes a distância entre nosso planeta e a Lua). Ao invés de usar ondas de rádio, o dispositivo transmite informações por meio de feixes de raio laser.

Dados codificados em laser

O DSOC viaja a bordo da espaçonave Psyche, que foi lançada em outubro em direção ao principal cinturão de asteroides entre Marte e Júpiter. O equipamento está configurado para enviar dados para a Terra em alta largura de banda durante um período de testes de dois anos. Em seu primeiro teste, o dispositivo enviou um laser infravermelho codificado com dados para o Telescópio Hale, no Observatório Palomar, em San Diego, Califórnia.

Segundo a NASA, o teste foi o envio mais distante já feito por meio de comunicações ópticas. “Alcançar o primeiro envio foi um dos muitos marcos críticos do DSOC que continuarão nos próximos meses, abrindo caminho para comunicações com taxas de dados mais altas, capazes de enviar informações científicas, imagens de alta definição e streaming de vídeo em suporte ao próximo salto gigante da humanidade: enviar seres humanos para Marte", disse Trudy Kortes, diretora de Demonstrações Tecnológicas do Departamento de Missões de Tecnologia Espacial da NASA.

Após o sucesso do primeiro teste, a equipe do DSOC trabalhará agora no refinamento dos sistemas que controlam o direcionamento do laser a bordo do equipamento. Depois disso, o dispositivo poderá transmitir dados em alta largura de banda para a Terra a partir de regiões ainda mais distantes do espaço.

Fontes
NASA
Imagens
NASA/JPL-Caltech/ASU