Mistério: como um peixe gigante da Amazônia apareceu na Flórida?
Pesquisadores se surpreenderam quando um peixe gigante da Amazônia foi encontrado morto na Flórida, nos Estados Unidos. O corpo do pirarucu (Arapaima gigas) apareceu em um parque às margens do rio Caloosahatchee, na cidade de Cape Coral. Como o animal chegou até lá permanece um mistério.
Nativo da floresta amazônica, o pirarucu é um dos maiores peixes de água doce do planeta. Seu nome vem de dois termos indígenas: pira (que significa "peixe") e urucum ("vermelho", devido à cor de sua cauda). Quando adulto, ele pode medir de dois a três metros e pesar de 100 a 200 kg. A espécie corre risco de extinção devido à pesca predatória.
Como o pirarucu foi aparecer na Flórida?
O aparecimento do pirarucu na Flórida levantou um alerta entre pesquisadores. Considerada um das maiores predadoras do mundo, a espécie pode provocar um sério desequilíbrio ambiental caso esteja vivendo no rio Caloosahatchee. Mas até agora nada indica que esses peixes gigantes estejam vivendo nas águas do sul dos EUA, pois apenas esse exemplar morto foi encontrado até agora.
Então, como o pirarucu foi aparecer em Cape Coral? Especialistas acreditam que ele poderia ter sido criado como animal de estimação e despejado na água depois de ter crescido muito. Outra hipótese é que ele não tenha sobrevivido em cativeiro e tenha sido jogado já morto no rio Caloosahatchee.
VER MAIS:
- Praia da Califórnia é invadida por milhares de "peixes-pênis"
- Espécie de peixe gigante da China é a primeira a ser declarada extinta nos anos 2020
- Canais de Veneza ficam límpidos e atraem peixes devido à quarentena contra o coronavírus
Fontes: Live Science, Hypeness e WWF
Imagens: Shutterstock.com e Leah Getts, via U.S. Geological Survey