Mistério da estranha substância gelatinosa encontrada no lado oculto da lua é desvendado
No ano passado, cientistas do Centro de Controle Aeroespacial de Pequim observaram uma desconhecida substância gelatinosa dentro de uma cratera enquanto operavam à distância o módulo lunar Yutu-2, que estuda o lado oculto da Lua. A princípio, eles descreveram o material como sendo um "gel com um brilho misterioso". Agora, os pesquisadores finalmente descobriram do que se trata.
Em um novo estudo, os cientistas chineses confirmaram o que outros pesquisadores já suspeitavam. A substância que parecia tão diferente do solo que estava em sua volta era apenas rocha derretida. Os pesquisadores classificam o material como "uma brecha de impacto brilhante e esverdeada".
Brecha é um tipo de rocha formada de fragmentos grandes de outros tipos de rochas diferentes. A rocha lunar que parecia uma substância gelatinosa possivelmente se formou após o impacto de um meteoro. O derretimento provocado pela colisão resultou em uma massa vítrea brilhante, verde escura, medindo 52 por 16 centímetros.
Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores analisaram as imagens feitas pelo módulo lunar Yutu-2 para determinar a composição química do material. Segundo o estudo, a rocha se assemelha a duas amostras lunares que foram trazidas de volta pelas missões Apollo e posteriormente confirmadas como sendo brechas de impacto. O artigo foi publicado na revista Earth and Planetary Sciences Letters.
Fonte: IFLScience
Imagens: Shutterstock.com e CNSA/CLEP