Mistério revelado sobre os dinossauros: fóssil de um ovo é encontrado dentro de outro ovo
Um grupo de paleontólogos encontrou um “ovo dentro de um ovo” de dinossauro durante escavações na Índia. Segundo os especialistas, a descoberta aconteceu em um ninho de titanossauro, uma das espécies que habitou a Terra no Cretáceo Superior, há mais de 66 milhões de anos. O estudo, liderado por pesquisadores da Universidade de Delhi, foi publicado no periódico científico Scientific Reports.
Ovum-in-ovo
Os cientistas explicaram que esse processo no qual um ovo se incrusta em outro, nunca havia sido observado em dinossauros. Até agora, essa patologia (conhecida como “ovum-in-ovo”), era considerada exclusiva das aves. "Isso abre a possibilidade de que os titanossaurídeos possam ter se adaptado para a postura sequencial de ovos", disseram os pesquisadores.
Ovum‑in‑ovo egg suggests titanosaur's reproductive biology was more like #birds than #reptiles @SciReports https://t.co/C1YiX2qenM https://t.co/lOehLGGtq8
— Phys.org (@physorg_com) June 21, 2022
A nova descoberta pode indicar um vínculo entre a biologia reprodutiva dos dinossauros e a das aves modernas. Répteis como tartarugas marinhas põem seus ovos de uma só vez a partir de um útero generalizado, depositando até centenas deles em uma única sessão. Por outro lado, as aves têm um útero especializado que põe um ovo por vez, o que pode estar ligado à formação desses ovos duplos deformados.
Nos últimos tempos, cientistas de diversas partes do mundo têm feito descobertas importantes envolvendo ovos de dinossauros. Entre elas, está a primeira descoberta no Brasil de um ninho de dinossauros contendo ovos fossilizados. Já na China, pesquisadores encontraram um embrião de dinossauro muito bem preservado.