Misteriosa cratera que não para de crescer já engoliu casa e cachorros no México
Há cerca de um mês, uma misteriosa cratera surgiu na região de Santa Maria Zacatepec, na zona rural do México. O enorme buraco não para de crescer e atualmente está com 124 metros de diâmetro. Ele já engoliu uma casa e dois cachorros (que foram resgatados pelos bombeiros).
Origem da cratera no México
Magdalena Xalamihua, que morava na casa com seu marido e dois filhos, contou que tudo começou quando ela ouviu um estrondo. "Nós pensamos que eram fogos de artifício, mas olhamos para fora e vimos a terra se movendo e a água subindo, como ondas. Corremos", disse ela em entrevista ao El País. O governador do Estado de Puebla, Miguel Barbosa, anunciou que doará um pedaço de terra e uma nova residência para a família, que vivia no local há cerca de um ano.
Ainda não se sabe a origem da cratera, mas os geólogos acreditam que trata-se de um sumidouro. Esses buracos são comuns em áreas de calcário, onde a água dissolve as rochas carbonáticas, formando canais subterrâneos. O solo em torno de Santa Maria Zacatepec é rico em depósitos do vulcão Popocatepetl, por isso as autoridades acreditam que um rio subterrâneo pode ter corroído as camadas de cinza vulcânica, causando o surgimento do buraco.
Recentemente, outros casos impressionantes de surgimento de crateras chamaram a atenção. Na Sibéria, apareceram 14 enormes buracos na região das penínsulas de Yamal e Gida nos últimos 8 anos. Um deles foi batizado de "porta do inferno".
VER MAIS
- Desvendado o mistério das “portas do inferno”, crateras gigantescas surgidas na Sibéria
- Nova "porta do inferno" aparece na Rússia
- Explosão de bomba da Segunda Guerra deixa cratera em campo na Alemanha
Fontes: Estadão, Forbes e Unilad
Imagens: Defesa Civil do México e Governo de Puebla/Divulgação