Misterioso anel descoberto em volta de planeta anão intriga pesquisadores
Pesquisadores ficaram intrigados enquanto observavam um planeta anão situado nos confins do Sistema Solar, além da órbita de Netuno. Para a surpresa dos cientistas, eles identificaram um anel em volta de Quaoar, nome pelo qual o astro é conhecido. Um estudo sobre a descoberta, liderado pelo astrônomo Bruno Morgado, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, foi publicado na revista Nature.
Limite de Roche
A descoberta contradiz um conceito conhecido como "limite de Roche". Esse limite diz respeito à distância mínima que um objeto que orbita um corpo massivo pode suportar sem começar a desintegrar-se devido às forças gravitacionais do objeto principal. Segundo os astrônomos, a presença de um anel a uma distância de quase sete vezes e meia o raio de Quaoar representa um mistério.
A grande questão para os cientistas é: por que o material do anel de Quaoar não se fundiu no formato de uma pequena lua? “Como resultado de nossas observações, a noção clássica de que anéis densos sobrevivem apenas dentro do limite de Roche de um corpo planetário deve ser completamente revisada”, disse Giovanni Bruno, pesquisador do Observatório Astronômico de Catania, na Itália, e coautor do estudo.
Os primeiros resultados sugerem que as temperaturas frias em Quaoar podem desempenhar um papel na prevenção das partículas de gelo de se unirem. Para comprovar essa hipótese, os cientistas dizem que mais investigações serão necessárias. A descoberta foi feita por meio de observações do telescópio CHEOPS, da Agência Espacial Europeia (ESA).