Misterioso sinal de rádio vindo do centro da galáxia é detectado por cientistas
Misteriosos sinais de rádio vindos do centro da Via Láctea foram detectados por astrônomos da Universidade de Sydney, na Austrália. Os pesquisadores agora tentam desvendar o que pode estar originando o fenômeno. Acredita-se que sua fonte pode estar relacionada a uma "nova classe de objetos".
Fonte dos sinais tem comportamento incomum
A fonte dos misteriosos sinais foi batizada de ASKAP J173608.2-321635. Ela leva esse nome porque foi descoberta pelo Australian Square Kilometer Array Pathfinder (ASKAP), um dos radiotelescópios mais sensíveis já construídos. O equipamento foi projetado para vasculhar sinais de rádio nas profundezas do Universo.
Os pesquisadores descreveram o ASKAP J173608.2-321635 como uma fonte de rádio variável, altamente polarizada, localizada perto do Centro Galáctico e sem equivalente de múltiplos comprimentos de onda. O comportamento altamente incomum do suposto objeto está intrigando os cientistas. Isso porque ele é altamente variável, emitindo ondas de rádio por semanas a fio e depois desaparecendo rapidamente.
O ASKAP J173608.2-321635 também é difícil de ser detectado, já que não apareceu em nenhuma observação de raios-X e infravermelho, nem em arquivos de dados de rádio antigos verificados pelos pesquisadores da Universidade de Sydney. Isso significa que ele não poderia ser uma supernova, um pulsar ou uma estrela flamejante, objetos que foram originalmente considerados como a fonte dos sinais de rádio. A pesquisa deve prosseguir para que seja possível compreender melhor o fenômeno.
VER MAIS
- O misterioso sinal de rádio de origem desconhecida detectado desde 1973
- Misterioso sinal de rádio vindo do espaço se repete a cada 16 dias e intriga cientistas
- Maior pesquisa de busca por vida alienígena já realizada não encontra sinais de ETs
Fonte: Science Alert
Imagens: iStock