Misteriosos buracos "alienígenas" no fundo do mar intrigam pesquisadores
Pesquisadores estão intrigados com uma série de buracos perfeitamente alinhados encontrados no fundo do mar. Situados a 2,6 km de profundidade, os estranhos orifícios foram observados pela tripulação do navio Okeanos Explorer da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA (NOAA). A descoberta foi feita enquanto eles investigavam a Dorsal Meso-Atlântica, uma região praticamente inexplorada do fundo do oceano.
Alienígenas? Caranguejos?
Esta não foi a primeira vez que buracos semelhantes foram vistos na região. Apesar de os cientistas não terem certeza de como se formaram, eles levantaram a hipótese de que os orifícios são provavelmente de origem biológica. "Embora quase pareçam algo feito por humanos, as pequenas pilhas de sedimentos ao redor dos buracos dão a impressão que foram escavados por... alguma coisa", disseram os pesquisadores.
Por meio das redes sociais, os cientistas pediram a ajuda do público para tentar desvendar como esses buracos se formaram. "Recebemos uma variedade de respostas, desde alienígenas a uma espécie desconhecida de caranguejo, até gás subindo do fundo do mar… e muito mais", afirmaram os pesquisadores do NOAA.
Por enquanto o mistério ainda persiste, mas pode ser desvendado em breve. "Análises do sedimento recolhido não revelaram pistas sobre o que formou os buracos. Uma amostra de água foi coletada no segundo local de observação para posterior processamento de DNA ambiental (eDNA), o que pode revelar mais sobre a origem dos orifícios", diz uma nota do NOAA.