Inicio

Mulheres falam mais do que homens? Depende da idade, sugere estudo

Pesquisa também revelou uma tendência geral de redução na quantidade de palavras faladas por dia
Por History Channel Brasil em 06 de Fevereiro de 2025 às 16:11 HS
Mulheres falam mais do que homens? Depende da idade, sugere estudo-0

Um novo estudo traz uma análise mais detalhada sobre as diferenças na quantidade de palavras faladas por homens e mulheres. Embora uma pesquisa de 2007 tenha sugerido que ambos os gêneros falam em média o mesmo número de palavras por dia, novas evidências indicam que as mulheres tendem a falar mais (mas apenas durante uma fase específica da vida). Um estudo sobre o tema foi publicado no periódico Journal of Personality and Social Psychology.

Teste empírico

"Há uma forte suposição transcultural de que as mulheres falam muito mais do que os homens. Queríamos ver se essa suposição se sustenta quando testada empiricamente", disse Colin Tidwell, coautor do estudo e doutorando em psicologia clínica na Universidade do Arizona, nos Estados Unidos. A pesquisa analisou dados de 22 estudos em quatro países, envolvendo mais de dois mil participantes entre 10 e 94 anos. Os resultados mostraram que mulheres entre 25 e 65 anos falam, em média, três mil palavras a mais por dia do que os homens da mesma faixa etária.

Close em alguém digitando em um smartphone
Comunicação digital pode estar contribuindo para a diminuição de palavras faladas

Os pesquisadores apontam que a maternidade e o papel de cuidadoras podem influenciar esse padrão, mas descartam explicações puramente biológicas ou mudanças geracionais como os principais fatores. "Se fatores biológicos como hormônios fossem a principal causa, uma diferença de gênero significativa também deveria estar presente entre jovens adultos", explicou Matthias Mehl, professor de psicologia e autor sênior do estudo.

Além da questão de gênero, o estudo revelou uma tendência geral de redução na quantidade de palavras faladas por dia ao longo dos anos. Entre 2005 e 2018, a média caiu de 16 mil para 13 mil palavras diárias, possivelmente devido ao aumento da comunicação digital. "Fizemos uma análise completa considerando o ano em que os dados foram coletados e descobrimos que, de fato, 300 palavras faladas em média desaparecem a cada ano", afirmou Valeria Pfeifer, coautora do estudo.

Fontes
Universidade do Arizona, via EurekAlert
Imagens
istock