NASA confirma que a missão DART conseguiu desviar a trajetória de um asteroide
A NASA confirmou que seu primeiro teste de defesa planetária foi um sucesso. Os dados da missão DART (sigla em inglês para "Teste de Redirecionamento de Asteroide Duplo") mostram que a espaçonave enviada pela agência espacial conseguiu colidir com o asteroide Dimorphos e desviar a sua rota. Isso representa a primeira vez que um artefato produzido por humanos foi capaz de mudar propositalmente a trajetória de um objeto celeste.
Desvio de órbita
Antes do impacto do DART, o Dimorphos levava 11 horas e 55 minutos para orbitar seu asteroide maior, o Didymos. Agora, a equipe de investigação confirmou que o impacto da espaçonave alterou a órbita do asteroide em 32 minutos, encurtando-a para 11 horas e 23 minutos. Antes da colisão, pesquisadores da Nasa disseram que uma mudança na órbita de 73 segundos ou mais seria considerada um sucesso.
Segundo a NASA, nem o Dimorphos nem o Didymos representam uma ameaça para a Terra, mas o sistema de dois asteroides foi um alvo perfeito para testar a tecnologia de deflexão. A equipe escolheu o Dimorphos para esta missão porque seu tamanho é comparável ao de asteroides que podem representar perigo ao nosso planeta. Um objeto do mesmo tamanho poderia causar “devastação regional” caso atingisse a superfície terrestre.
“Todos nós temos a responsabilidade de proteger nosso planeta natal. Afinal, é o único que temos", disse o administrador da NASA, Bill Nelson. “Esta missão mostra que a NASA está tentando se preparar para o que quer que o universo nos arremesse”, completou.