NASA divulga imagem de "árvore de natal cósmica" descoberta no espaço
Em clima natalino, a NASA divulgou a imagem de uma "árvore de natal" descoberta no espaço. Segundo a agência espacial dos Estados Unidos, trata-se do NGC 2264, um aglomerado de jovens estrelas situado a 2.500 anos-luz da Terra. O registro foi feito pelo Observatório de raios-X Chandra.
“Aglomerado da Árvore de Natal”
A nova imagem do NGC 2264, também conhecido como “Aglomerado da Árvore de Natal”, mostra a forma de uma decoração de Natal cósmica com o brilho das luzes estelares. Segundo a NASA, as luzes azul e branca são estrelas jovens que emitem raios X detectados pelo Chandra. A coloração verde corresponde ao gás da nebulosa, enquanto as estrelas de primeiro plano e de fundo aparecem na cor branca.
🎄For even more information about the Christmas Tree Cluster, visit us at: https://t.co/c2Y5LiD7yp pic.twitter.com/01v0CHU3oO
— Chandra Observatory (@chandraxray) December 20, 2023
Estrelas jovens, como as da NGC 2264, são voláteis e sofrem fortes explosões de raios X e outros tipos de variações observadas em diferentes tipos de luz. As variações coordenadas e piscantes mostradas naa animação acima, no entanto, são artificiais, para enfatizar a localização das estrelas e destacar a semelhança do objeto com uma árvore de Natal. Na realidade, as variações no brilho das estrelas não são sincronizadas.
As variações de brilho observadas pelo observatório Chandra e outros telescópios são causadas por diversos processos diferentes. Algumas delas estão relacionadas com atividades que envolvem campos magnéticos, incluindo erupções como as sofridas pelo Sol (mas muito mais poderosas) e pontos quentes e regiões escuras nas superfícies das estrelas que entram e saem de vista à medida que elas giram. Também pode haver alterações na espessura do gás que obscurece as estrelas e alterações na quantidade de material que cai sobre as estrelas a partir dos discos de gás circundantes.