Hubble registra imagem de "perigosa dança" entre duas galáxias
Um evento astronômico incrível foi registrado por pesquisadores da da NASA e da Agência Espacial Europeia (ESA). A imagem, feita pelo telescópio espacial Hubble, mostra a “perigosa dança” de um par de galáxias que devem colidir em um futuro distante. O flagrante envolve dois sistemas estelares que estão a 100 milhões de anos-luz da Terra, batizados de NGC 5953 e a NGC 5954.
Interação galáctica
As duas galáxias são tão entrelaçadas que também receberam um nome coletivo: Arp 91. A galáxia inferior, que se parece com um ponto brilhante, é a NGC 5953, enquanto a outra, de formato oval no canto superior direito, é a NGC 5954. Na realidade, ambas são galáxias espirais, mas suas formas parecem muito diferentes devido à sua orientação em relação à Terra.
Hubble caught a glimpse of two interacting galaxies, called Arp 91, locked in a dangerous dance more than 100 million light-years from Earth!
— Hubble (@NASAHubble) October 8, 2021
In this #HubbleFriday image, we see how immense gravitational attraction is causing these galaxies to interact: https://t.co/lqmhYfsnzY pic.twitter.com/9ZmMTA4YCF
O Arp 91 oferece um exemplo perfeito de interação galáctica. Os astrônomos explicam que as imagens mostram que a NGC 5953 está claramente puxando a NGC 5954, que parece estar estendendo um braço espiral para baixo. A imensa atração gravitacional entre as duas galáxias faz com que elas executem uma espécie de balé espacial.
De acordo com os cientistas, essas interações gravitacionais são comuns e representam uma parte importante da evolução galáctica. A maioria dos astrônomos acredita que as colisões entre galáxias espirais levam à formação de galáxias elípticas. Esses choques extremamente enérgicos e massivos, no entanto, acontecem ao longo de centenas de milhões de anos. Ou seja, não devemos esperar que os dois sistemas estelares que formam o Arp 91 se fundam tão cedo.