NASA revela imagem mais detalhada já registrada da "Mão de Deus"
A NASA divulgou a imagem mais detalhada já captada da nebulosa apelidada de "Mão de Deus". Essa estrutura com formato peculiar está localizada a 16 mil anos-luz da Terra. O registro impressionante foi feito utilizando observações de dois telescópios de raios X da agência espacial.
Mapa do campo magnético
Em 2001, o Observatório de Raios-X Chandra observou pela primeira vez o pulsar PSR B1509-58 e revelou que a sua nebulosa (batizada de MSH 15-52) se assemelha a uma mão humana. O pulsar está localizado na base da “palma” da nebulosa. Agora, o telescópio Imaging X-ray Polarimetry Explorer (IXPE), observou a nebulosa durante cerca de 17 dias.
“Os dados do IXPE nos fornecem o primeiro mapa do campo magnético na ‘mão’”, disse Roger Romani, da Universidade de Stanford, na Califórnia, que liderou o estudo, publicado no periódico The Astrophysical Journal. “As partículas carregadas que produzem os raios X viajam ao longo do campo magnético, determinando a forma básica da nebulosa, como fazem os ossos da mão de uma pessoa”, afirmou.
Segundo os pesquisadores, a nebulosa é o produto de uma estrela morta, mais especificamente de um pulsar deixado para trás pela explosão de uma supernova há 1.600 anos. A estrela de nêutrons remanescente está girando rapidamente, liberando jatos de matéria e antimatéria de seus polos. Além disso, foi liberado um vento poderoso que espalhou o material lançado durante e antes da explosão da supernova.